Dorgival Viana Jr

Primeiro caso confirmado no Pará

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA-PA) acaba de informar a pouco (15h desta quarta (18) de março) do primeiro caso confirmado de Corona Vírus (especificamente o COVID-19).

O paciente, homem de 37 anos, encontra-se em isolamento domiciliar e sua situação, segundo o comunicado, é estável.

Em coletiva de imprensa, o Governador Helder Barbalho informou que o paciente P.R.O., de 37 anos, foi internado e teve alta antes do resultado e atualmente encontra-se em isolamento domiciliar em Belém e retornou de viagem à cidade do Rio de Janeiro, o representante do Ministério da Saúde apontou que o paciente retornou a Belém no dia 02/03/2020 e os sintomas iniciaram dia 06/03/2020.

Segundo o Governador, atualmente no Pará temos 19 casos considerados suspeitos e um caso confirmado, todos os demais casos já foram descartados.

Wanderson Oliveira, Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, informou que, nesta data (18/03), foi concluída a capacitação de laboratórios em todo o país para aprimoramento das análises regionais para os testes do coronavírus, também foi ampliada a capacidade e automatizado o processo de investigação nos laboratórios do Pará, inclusive de forma a descentralizar para Santarém e Marabá (no Pará).

O Secretário de Saúde do Estado do Pará, Alberto Beltrame, afirmou que, até o momento, as medidas até então adotadas pelo Governo do Estado são suficientes, especialmente em virtude da ausência de transmissão local do coronavírus.

Assim, apesar de ser apenas um caso confirmado no Pará, é importante cautela e manter atenção às ações preventivas.

Atualização: Segundo caso confirmado hoje (20)

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA-PA) anunciou agora a pouco o segundo caso confirmado em nosso Estado.

Trata-se de uma mulher que viajou ao Rio de Janeiro, onde já há transmissão comunitária, e retornou no último dia 14/03/2020.

A paciente tem 36 anos e não precisou de internação hospitalar, estando atualmente em isolamento domiciliar.

Ainda não foi informado a cidade de residência desta nova paciente.

A SESPA-PA ainda não atualizou o número de casos suspeitos na região, mas ontem (19) estavam em 74 casos em investigação, já a Prefeitura apresentou informação, já nesta sexta-feira (20), de que há 11 (onze) casos suspeitos na cidade, já houve descarte do coronavírus em um caso e outros dez pacientes aguardam análise (fonte).

Sobre o Corona Vírus

Segundo a wikipedia, o COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019) “é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda 2 (SARS-CoV-2)“.

O Coronavírus é transmitido através de pequenas gotas produzidas nas vias respiratórias de quem é infectado, podendo depositar-se no ar e nas mãos e outras partes do corpo que entrarem em contato com o vírus e, assim, transmitir-se de pessoa a pessoa.

Em 28 de janeiro de 2020, o alerta de emergência no país foi elevado para 2 (o máximo é 3), gerando alerta para as medidas preventivas à disseminação do coronavírus no Brasil.

Os primeiros casos suspeitos no Brasil foram registrados em 06 de fevereiro de 2020, sendo que a primeira confirmação ocorreu no estado de São Paulo no dia 24/02/2020.

Ontem, terça-feira (17) de março, ocorreu a primeira morte no país decorrente do coronavírus e, neste momento, já são registrados quatro óbitos por conta da pandemia (fonte).

Ainda há casos de óbito de pessoas com sintomas compatíveis, mas ainda não confirmados.

Neste momento, as Secretarias de Estado da Saúde do país apontam o total de 392 casos confirmados (já inclui o primeiro caso paraense) e quase 9 mil casos suspeitos da doença em todo o Brasil (fonte).

Situação em Santarém

O primeiro caso suspeito na cidade de Santarém foi descartado para coronavírus, conforme informou o Prefeito Municipal nesta última segunda-feira (16) de março, todavia a SESPA-PA ainda irá realizar contraprova.

A técnica de radiologia que teve suspeita do COVID-19 está em isolamento em sua casa, com medicação.

Ao meio dia da última segunda-feira (16 de março), o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar foi entrevistado na primeira edição do Jornal Tapajós e afirmou que a Prefeitura estava acompanhando e que não havia motivos para alerta, o momento seria de monitoramento.

Poucas horas depois, às 15h, o mesmo convocou uma entrevista coletiva para afirmar que estava criando um gabinete de crise e que acompanharia mais de perto as medidas preventivas a serem adotadas pela Prefeitura, mas voltou a ressaltar que não havia circulação do vírus no Pará.

O Governador do Estado, Helder Barbalho, determinou ontem, terça-feira (17 de março), a suspensão das aulas na rede pública estadual de ensino.

Também ontem, mas pouco depois da determinação do governador, o Prefeito definiu que as aulas na rede pública municipal de ensino serão suspensas, mas somente a partir da próxima segunda-feira (23 de março) se estendendo até o dia 05/04/2020 (15 dias).

A SESPA irá efetivar algumas medidas de vigilância sanitária em portos e aeroporto em Santarém, vez que não há unidade da ANVISA na cidade.

O Hospital Regional de Santarém, segundo Alberto Beltrame, está preparado para receber os casos graves com orientação direta da SESPA, mas há também ações programadas para logística de amostras e exames, bem como tratamento de casos menos graves.

Cuidados recomendados

Os cuidados sugeridos pelo Ministério da Saúde são:

  • Higiene básica: lavar as mãos com frequência ou higienizar com álcool em gel 70%;
  • Ao tossir ou espirrar: Cobrir boca e nariz com lenço ou com o braço e não com as mãos;
  • Se estiver doente: evitar contato físico com outras pessoas, ficando em casa até melhorar;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, ao tocar sempre lavar as mãos;
  • Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados;
  • Não compartilhar os objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Lembre: Falta de ar é um sintoma grave, consulte sempre seu médico.


Dorgival Viana Jr
Dorgival Viana Jr

Nordestino, morador e apaixonado por Santarém! Candidato a vereador em Santarém pelo Partido Avante com o número 70.888 Advogado público há mais de dez anos e atualmente Procurador Federal aqui na cidade Busco sempre informar sobre assuntos relevantes aqui da cidade, entre em nossa lista de e-mail, ou entre em contato se tiver dúvidas ou quiser conversar :)

    2 replies to "Novidades sobre o Coronavírus (COVID-19) – situação em Santarém"

    • blank Elita Beltrão

      Obrigada pelas informações. Ácompanhando de casa.

      • blank Dorgival Viana Jr

        Agradeço o comentário amiga

        Abraço,

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.